Na Quota, os detalhes são o que realmente fazem a diferença. Promover o encantamento em cada empreendimento através da arte é tornar cada produto único, com personalidade e beleza atemporal.
E para fomentar a arte, a Quota criou o programa cultural Quota de Arte, que reflete sua maneira de ser e expressa sua responsabilidade diante da sociedade, extensão natural de uma filosofia de vida.
O Prêmio Quota de Arte foi um desafio criado para estabelecer um diálogo criativo com a sociedade brasileira, ouvir o seu desejo e conceito sobre a visualidade contemporânea, a qualidade de vida na cidade e a responsabilidade de cada um. Esse concurso teve como objetivo selecionar uma obra: mural de 600m² como presente para a cidade de São Paulo.
O concurso nacional, com curadoria do crítico de arte Jacob Klintowitz, selecionou entre projetos inéditos criados por 506 participantes, a obra do artista Cláudio Tozzi para ser materializada na fachada do edifício comercial Exclusive, localizado na avenida Angélica, 2016. O Prêmio promoveu também uma exposição no Memorial da América Latina e um debate público sobre Muralismo e a Cidade.
A Quota também participou da homenagem que concedeu ao arquiteto Oscar Niemeyer o título de “Cidadão Paulistano”. Junto com Instituto Tomie Ohtake, a Câmara Municipal, o Instituto de Arquitetos do Brasil, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, a ABCP e a Fiat, foi organizada uma exposição em 2004 que retratou em destaque três de seus icônicos projetos na cidade: o Parque do Ibirapuera, o Memorial da América Latina e o Edifício Copan.
Os projetos de Oscar Niemeyer elevam os sentimentos cívicos, pela amplidão com que são propostos e é nesta direção que se entende como merecida outorga ao arquiteto do título de Cidadão Paulistano.
A publicação pela FAU-USP com apoio Quota deste livro, com autoria de Nestor Goulart Reis, permite compreender como as realizações de hoje estão ligadas às lições desse mestre e aos seus discípulos. A obra de Victor Dubugras nos leva ao estudo da formação da Arquitetura Moderna na América Latina, em especial no Brasil, como um processo contínuo e completo de amadurecimento.
Processo que incluiu um esforço permanente de experimentação de soluções plásticas inovadoras. Quando conhecemos sua história percebemos que ele foi um profissional de vanguarda, precursor do movimento modernista e que seus projetos se caracterizam pela elegância e funcionalidade.
“Se uma pessoa não conseguir imaginar coisas, não as consegue fazer, e qualquer coisa que se imagine é real.” Alexander Calder
Inspirado em Alexander Calder e criado por Jorj Petru Kalman e colaboradores, o Móbile Quota foi instalado na sede da empresa, em São Paulo.
Representando o equilíbrio dos principais valores Quota, é símbolo de superação das adversidades dos dias atuais, reforçando a referência de pontos fixos, seguros e estáveis em meio ao movimento pulsante e contínuo do universo.